Blog criado como parte da disciplina "Ensino de Matemática para Pessoas com Deficiência", ministrada pelo Prof. Dr. João do Carmo

domingo, 1 de julho de 2012

Discalculia


Dúvidas Frequentes
* Quais dificuldades a discalculia desenvolve?
* Qual é o melhor tratamento?
* Existe cura para discalculia?

Estas dúvidas são muito frequentes no que se refere à discalculia e torna-se importante que tais dúvidas sejam esclarecidas no início do tratamento dos alunos, de forma a evitar um preconceito e uma ansiedade desnecessária no que se refere à discalculia.
Os pais querem saber qual o tipo de dificuldades seus filhos possuem, eles muitas vezes perguntam ao profissional ao qual procuram se ele já lidou com esta dificuldade, entretanto o importante é que os pais saibam o que é discalculia e as possíveis formas de tratamento. Muitos pais se sentem culpados, tabulam-se achando que fizeram alguma coisa errada, ou talvez por não ter feito o suficiente, mas para que o tratamento seja iniciado e se desenvolva com sucesso o aluno com discalculia precisa, mais do que nunca sentir-se seguro  e da motivação e incentivo de seus pais e professores.

A cura da discalculia já é uma realidade, pois o diagnóstico da discalculia é apenas uma descrição do atual estágio de desenvolvimento, aplicável por um período máximo de um ano; sendo assim, a partir de uma intervenção pedagógica de acordo com as especificidades do aluno (trabalhando a matemática e suas peculiaridades), as dificuldades matemáticas, que caracterizam a discalculia podem ser minimizadas ou desaparecerem. Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é muito grande, no entanto, muitas vezes algumas partes das dificuldades permanecem de uma forma suave, por exemplo, as dificuldades em recordar fatos numéricos.  

Segue abaixo o documentário da BBC "Não sei fazer isto, mas sei fazer aquilo" em que os próprios alunos relatam suas dificuldades e como superá-las:

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:


Referências: Traduzido e adaptado do livro "What is discalculia?" Dr. B. Adler, 2001. pag.27
A discalculia pode ser curada? http://discalculicos.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário