Blog criado como parte da disciplina "Ensino de Matemática para Pessoas com Deficiência", ministrada pelo Prof. Dr. João do Carmo

domingo, 1 de julho de 2012

Acalculia


A acalculia trata-se de um transtorno associado à aritmética, adquirido após lesão cerebral, quando as habilidades já estavam consolidadas e desenvolvidas. Caracteriza-se pela dificuldade em realizar operações aritméticas e orientação da sequência de números. 

Segundo Novick e Arnold (1988) acalculia trata-se de um trasntorno relacionado com a aritmética, adquirindo após lesão cerebral sabendo que as habilidades já se haviam consolidado e desenvolvido. E que Benton (1987) denomina " deficits com as operações numéricas", e neles podem ser diferenciadas de duas formas:
1. As primárias, ou acalculia primária, ou verdadeira acalculia, ou anaritmética, (Benton, 1987).
2. E a acalculia secundária, em que se diferenciam dois tipos:
O primeiro, ou acalculia afásica, ou acalculia com alexia e/ou agrafia para os números; o segundo, ou acalculia secundária ou alterações viso- espaciais.

O professor pode auxiliar este alunado, evitando comportamentos negativos, como ressaltar as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais; mostrar impaciência com a dificuldade expressada por esse aluno; interrompê-lo várias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ele quer dizer completando sua fala; corrigir o aluno freqüentemente diante da turma; ignorar o aluno em sua dificuldade, etc.


Para finalizar...um pouquinho de humor:





Referências:
NOVICK, B. Z., & ARNOLD, M. M. Fundamentals of clinical child neuropsychology. Philadelphia, PA: Grune & Stratton, 1988.

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