Blog criado como parte da disciplina "Ensino de Matemática para Pessoas com Deficiência", ministrada pelo Prof. Dr. João do Carmo

domingo, 18 de março de 2012

A matemática na escola e na vida

"Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que se adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto". (EINSTEIN)

Atualmente, a matemática é cada vez mais interpretada como a mera resolução de problemas, englobando conceitos tais como adição, subtração, soma e divisão. Além disso é notável a aquisição desses conceitos de forma tradicional em aulas expositivas, pelos professores "responsáveis pelo saber"...


Em muitas aulas de matemática é possível observar a presença do questionamento mais comum entre os alunos: "Onde eu vou usar isso na minha vida?!?" Em meio à esta bulimia de informações, questiona-se "Onde está a articulação da matemática com o dia a dia dos alunos?"

A matemática para a vida é aquela que internalizamos funcionalmente, que podemos observar e vivenciar diariamente, fazendo com que números e sinais aleatórios tenham sentido. 

Um educador pode ensinar o sistema monetário e suas funções a partir de uma encenação de um supermercado, onde os alunos irão presenciar atividades comuns em seu cotidiano. Nesta mesma atividade poderiam ser trabalhadas as noções de quantidade, peso e medidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário