"Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que se adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto". (EINSTEIN)
Em muitas aulas de matemática é possível observar a presença do questionamento mais comum entre os alunos: "Onde eu vou usar isso na minha vida?!?" Em meio à esta bulimia de informações, questiona-se "Onde está a articulação da matemática com o dia a dia dos alunos?"
A matemática para a vida é aquela que internalizamos funcionalmente, que podemos observar e vivenciar diariamente, fazendo com que números e sinais aleatórios tenham sentido.
Um educador pode ensinar o sistema monetário e suas funções a partir de uma encenação de um supermercado, onde os alunos irão presenciar atividades comuns em seu cotidiano. Nesta mesma atividade poderiam ser trabalhadas as noções de quantidade, peso e medidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário